
No dia 3 de julho, a Federação Portuguesa de Futebol divulgou um documento confirmando que o atacante Jota, de 28 anos, do Liverpool, e seu irmão André Silva, de 25 anos, morreram acidentalmente em um acidente de trânsito na Espanha.
Anúncio oficial da Federação Portuguesa de Futebol
Esta manhã, Diogo Jota e o seu irmão André Silva morreram em Espanha, e a Federação Portuguesa de Futebol e todo o mundo do futebol português estão profundamente tristes.
Diogo Jota não é apenas um excelente jogador, tendo jogado quase 50 vezes pela seleção nacional, é um homem extraordinário, respeitado por todos os seus companheiros e adversários.
A Federação Portuguesa de Futebol expressa as suas mais profundas condolências aos familiares e amigos de Jota e André Silva, bem como ao Liverpool FC e ao Penafiel FC, pelos quais jogaram respectivamente.
A Federação Portuguesa de Futebol já pediu à UEFA que faça um minuto de silêncio antes do jogo de futebol feminino entre Portugal e Espanha, esta quinta-feira.
Perdemos dois títulos. As mortes de Jota e André Silva são uma perda irreparável para o futebol português e vamos dar o nosso melhor para relembrar o seu espírito todos os dias. (Fim)
Jota foi selecionado pela primeira vez para a seleção portuguesa em 2019 e conquistou o Campeonato da Liga Europeia de 2019 com a equipe. Na temporada 2020-21 da Liga Europeia, ele marcou o primeiro gol da seleção nacional contra a Croácia. Na Copa da Europa de 2024, ele jogou com a equipe. Em junho deste ano, Jota ajudou a seleção portuguesa a defender o título da Liga Europeia. Jota jogou 49 vezes pela seleção portuguesa, marcando 14 gols e contribuindo com 12 assistências.
Dados da carreira de Jota: jogou 447 jogos no total e contribuiu com 150 gols e 78 assistências
O clube jogou 398 jogos em sua carreira e contribuiu com 136 gols e 66 assistências
Ferreira: atuou em 47 jogos e contribuiu com 18 gols e 14 assistências
Porto: atuou em 38 jogos, fez 9 gols e 7 assistências
Wolves: jogou 131 jogos, contribuiu com 44 gols e 19 assistências
Liverpool: jogou 182 jogos e contribuiu com 65 gols e 26 assistências
A seleção nacional jogou 49 jogos por Portugal em sua carreira, contribuindo com 14 gols e 12 assistências