
No dia 13 de julho, o Liverpool fará um amistoso com o Preston. Antes do jogo, o técnico do Liverpool, Slott, compartilhou suas memórias únicas de Jota, detalhou seu apreço pela maneira como os fãs responderam e explicou como ele e os jogadores trabalharam duro para lidar com suas emoções.
Pode explicar o impacto que a morte de Jota teve na equipe e como os jogadores e a equipe responderam à tragédia?
“Em primeiro lugar, este incidente teve um grande impacto sobre nós, mas não vale a pena mencionar em comparação com a dor sofrida por seus pais, esposa Rutte, filhos e outros membros da família. O primeiro sentimento de todos nós é a dor. Em segundo lugar, há orgulho em meu coração. Acho que seus pais e Rutte podem se orgulhar dele como jogador, especialmente como pessoa. Conversei com muitos de seus companheiros de equipe e muitos membros da equipe, todos eles o avaliaram muito bem e todos disseram que ele é uma pessoa muito boa. Ele sempre manteve o original. Portanto, se eles puderem ouvir o que todos os companheiros de equipe e funcionários dizem sobre ele, eles devem e ficarão muito orgulhosos."
“Em segundo lugar, acho que nossos fãs podem se orgulhar dos jogadores que este clube tem. Foi uma grande conquista que os adeptos testemunharam a conquista do campeonato, mas a solidariedade que os jogadores mostraram na semana passada e o seu desempenho quando estávamos em Portugal, os adeptos não podiam mais pedir mais, o que reflecte como são pessoas boas. Essas são as duas emoções. Claro, a tristeza é muito mais forte do que o orgulho. Mas ambos existem."
No início desta semana, você e sua esposa viajaram para Anfield para prestar homenagem. Você pode descrever como foi essa experiência?
"Não pode ser descrito. Nesse momento, quase nenhuma palavra pode expressar esse sentimento. Nós dois sentimos que era a coisa certa a fazer para ir lá e prestar seu respeito, não só eu, mas também minha esposa. Expresse seu respeito a ele, seus irmãos e sua família, e ao mesmo tempo fale sobre o orgulho novamente para ver como nossos fãs mostram sua preocupação com este clube. Depois que vencemos o Tottenham para conquistar o título da liga, durante o nosso desfile, a torcida mostrou amor pelo clube, este é o clube: se você joga por este clube, sente-se inacreditável ao ganhar a honra, mas em um momento trágico, o que esses fãs fizeram é igualmente incrível."
“Portanto, os torcedores têm melhores jogadores para jogar por eles, e nós, como jogadores e funcionários, também temos melhores fãs para nos apoiar. Mas não apenas os fãs. Na hora do desfile, acho que só os torcedores do Liverpool. E desta vez, são as pessoas de toda a cidade, não apenas os fãs do Liverpool, mas também os fãs do Everton. E não apenas a cidade, mas pessoas de todo o país e do mundo estão de luto. Agora, representar este clube na cidade é mais significativo do que nunca para minha esposa e eu."
Obviamente, é muito difícil falar de futebol neste momento. Há um jogo contra o Preston no domingo. É importante que a equipe volte ao jogo agora?
"Se você pensar sobre o que aconteceu, nada parece ser importante. Mas somos um clube de futebol e, quer queira ou não, precisamos treinar e jogar novamente. O que eu digo aos jogadores também pode ser dito aqui. É difícil encontrar as palavras certas, porque estamos sempre pensando em como fazê-lo. Como nossas ações são adequadas? O que podemos dizer? Podemos treinar novamente? Podemos rir novamente? Se houver uma penalidade errada, podemos ficar com raiva?"
“Eu disse a eles que talvez a melhor coisa que podemos fazer seja lidar com a situação como Jota. Quero dizer, Ruota sempre mantém a verdade, seja se comunicando comigo, se comunicando com colegas de equipe ou se comunicando com a equipe, ele é ele mesmo. Então, vamos tentar ser nós mesmos também. Então, se quisemos rir, rimos; se quisemos chorar, choramos. Se eles querem treinar, eles não treinam se não querem treinar. Mas seja você mesmo e não sinta que deve ir contra suas emoções."
"Em segundo lugar, Jota é o tipo de jogador que sempre o vejo e digo: 'Agora precisamos que você mostre um desempenho especial.' E ele correspondeu às expectativas muitas vezes nesses momentos. Eu posso pensar em todos esses momentos, e mesmo antes de eu chegar aqui, ele tem muitos desses momentos. Então, estamos em um momento muito difícil agora, então vamos tentar fazer o que Jota fez muitas vezes. Se as coisas são difíceis, trabalhe um pouco mais ou continue insistindo e tentando fazer as coisas mudarem."
“O último ponto é que ele é o tipo de jogador do nosso time que acho que coloca o time em primeiro lugar. E não apenas os jogadores, mas também o pessoal, como eu disse antes. Se queremos passar esse período, precisamos enfrentá-lo juntos. Você sabe disso, porque você me disse-depois que vencemos o Tottenham para ganhar o campeonato, ele escolheu uma foto e queria colocá-la em casa. Ele decidiu não escolher sua própria foto, mas uma foto de toda a nossa equipe e toda a equipe na frente dos fãs. Isso pode mostrar a toda a nossa equipe e ao mundo o quanto ele valoriza a equipe ".
Decidimos aposentar seu número de camisa como um memorial permanente para Jota. Isso é muito importante para todos aqui, certo?
"Sim, é importante. Onde quer que vamos, estaremos sempre com ele em nossos corações e em nossos pensamentos. Talvez isso seja especialmente verdadeiro nos momentos difíceis, porque acabei de dizer aqueles (que ele valoriza qualidades como a equipe). Mas sempre que estamos com ele em nossos pensamentos e corações. Aposentadoria de sua camisa é algo que podemos, devemos e fizemos."
Qual é a sua memória mais profunda de Diogo Jota?
“Eu só trabalho com ele por uma temporada. Naquela temporada, em momentos difíceis, ele era muito importante para mim, para o clube, para os fãs e para seus companheiros. Então, posso pensar em seus gols contra o Everton e em alguns outros gols-por exemplo, quando enfrentamos o Fulham com 10 jogadores (seu desempenho de gol). Mesmo no nosso último jogo contra o Crystal Palace, jogamos com 10 jogadores e perdemos por 0 a 1. Depois que ele apareceu no palco, ele pegou a bola no nosso meio-campo e abriu caminho para que fizéssemos o empate em 1 a 1. Esta é a imagem dele como jogador de futebol em minha mente."
“Mas acho gratificante que ele tenha sido campeão em todos os sentidos durante o último mês de sua vida. Como campeão da família, isso é mais importante e mais importante, porque ele é casado (assumindo responsabilidades familiares, etc., que podem ser entendidas como "campeões" no nível da família). Como campeão nacional, porque ganhou o campeonato da Liga Europeia, jogou pelo país que tanto ama e ganhou, porque quando comemoramos, ele também vestiu a bandeira nacional. Claro, como nosso campeão, ganhou a Premier League."