
De acordo com relatórios anteriores, o Phoenix Suns e Devin Booker chegaram a um contrato de renovação antecipada de dois anos de US $145 milhões, que durará até a temporada de 2029-30.
A este respeito, o repórter da ESPN Kevin Pelton escreveu um artigo para classificar esta operação e analisar a importância da operação para o Phoenix Suns na próxima temporada e no futuro de longo prazo. O conteúdo específico é o seguinte:
Classificação: Fail
Este acordo de renovação será estendido por dois anos com base no contrato existente de Devin Booker (a partir da temporada 2027-28). O novo contrato será implementado a partir do verão de 2028, com um salário inicial de 35% do teto salarial. Atualmente, estima-se que esse salário seja de cerca de 70 milhões de dólares americanos. Se o limite salarial aumentar significativamente em comparação com a temporada 2026-27 (Alexander iniciará uma super renovação salarial nesta temporada), este pode se tornar o maior salário de uma única temporada na história da NBA.
Sem análise de dados complicada, pode-se ver que Devin Booker pode não ser digno de um salário anual de mais de US $70 milhões. Ele jogou 75 jogos na temporada passada, o maior número desde a temporada 2016-17, mas não foi selecionado para o All-Star nem para o melhor time. Até agora em sua carreira, ele foi selecionado para o melhor time apenas duas vezes, e a votação para o MVP foi obtida apenas uma vez na temporada 2021-22 (finalmente ficou em quarto lugar e foi selecionado para o melhor time por um tempo).
No auge de sua carreira, Devin Booker era mais como um dos 25 melhores jogadores da liga do que os 10 melhores. Embora essa renovação esteja em vigor (prestes a completar 32 anos), ele ainda deve se tornar um candidato All-Star, mas é mais provável que ele mude de um jogador central do Phoenix Suns para um jogador complementar.
No contexto do Phoenix Suns negociando com Kevin Durant e considerando comprar Bradley Bill, a equipe valoriza um jogador estrela que está disposto a permanecer no time, o que não é difícil de entender. Devin Booker passou toda a sua carreira no Phoenix Suns e foi a principal força motriz para o Phoenix Suns de perder os playoffs por 10 anos consecutivos até chegar às finais em 2021. É verdade que Chris Paul foi crucial para essa temporada, mas sem o potencial de Devin Booker, Chris Paul pode não se juntar ao Suns. No entanto, a lealdade de Devin Booker não foi trocada por nenhum desconto salarial e, com muito tempo restante em seu contrato atual, o Phoenix Suns chegou a esse acordo de renovação, sem dúvida assumindo riscos consideráveis.
Uma das principais questões ao avaliar qualquer renovação é: o valor da transação aumentará depois que os jogadores assinarem um novo contrato? No que diz respeito a Devin Booker, como o aumento salarial durante as duas temporadas do novo contrato atingiu o limite superior, ele não pode ser negociado nos próximos 6 meses, então esse problema é mais uma suposição. Mas acho que Booker pode ser mais atraente para outras equipes sob o contrato atual.
Claro, o Phoenix Suns espera que essa questão seja irrelevante e possa reconstruir uma equipe competitiva em torno de Devin Booker. Mas se a falta de escolhas de draft do Phoenix Suns e o possível "pagamento estendido" do contrato de Bradley Bill fizerem com que a equipe permaneça na área da loteria por um longo tempo, então antes que essa renovação entre em vigor, Devin A persistência de Booker no Phoenix Suns, ou seu valor comercial, pode ser testado.