
Às 18h30, horário de Pequim, na 16ª rodada da Superliga Chinesa, no Centro Esportivo Olímpico de Changchun, Changchun Yatai jogará contra o Shanghai Shenhua em casa.
Há uma diferença óbvia entre a força e o posicionamento das duas equipes. O Shanghai Shenhua atualmente tem 35 pontos com o Beijing Guoan, que está no topo da lista, mas ocupa o segundo lugar com uma diferença de dois gols e é um dos favoritos para o campeonato. Changchun Yatai e Qingdao Manatee estão atualmente no final da lista com 8 pontos. Yatai está na parte inferior da lista com 3 gols de diferença, e a pressão de rebaixamento é grande.
Em termos de estado, Changchun Yatai venceu 9 jogos em 2 meses de meados de abril a meados de junho (8 na liga, 1,2 empates e 7 derrotas na copa). No entanto, na última rodada, o Changchun Yatai derrotou o Qingdao West Coast por 1 a 0 e conquistou a primeira vitória em casa no campeonato nesta temporada, e o moral aumentou. Antes do jogo, o técnico Suarez disse: "A vitória já passou. O importante é o próximo jogo. A força do Shanghai Shenhua é excelente em termos de habilidades e táticas, jogadores locais e estrangeiros. O jogo será muito difícil, mas acredito que, enquanto jogarmos no nível que merece, podemos obter a pontuação que queremos."
Uma figura importante nesta batalha é o atacante estrangeiro Omoi Juanfu do Changchun Yatai. O atacante que ganhou as chuteiras de ouro da Noruega na temporada 2000-01 teve um desempenho abaixo do esperado depois de ingressar no Changchun Yatai. Antes disso, Yatai estava invicto em 9 jogos. Durante o período, ele também sofreu uma falta de gols em 9 jogos. Mas ele quebrou a falta de bola na última rodada, continuando o ímpeto de Yatai vencer enquanto ele marcar. Como outro atacante de ajuda externa de Yatai, Beric, foi reembolsado na temporada, Omoy Juanf deve carregar um fardo mais pesado.
O Shanghai Shenhua perdeu por 1-3 para o Shenzhen Xinpeng City no primeiro jogo após retornar do intervalo da liga. Depois disso, o Shenhua derrotou o porto por 3 a 2 na FA Cup para vencer o derby e, em seguida, derrotou o Tianjin Jinmen Tigers por 3 a 0. Antes do jogo, o técnico Slutsky disse: "Em comparação com a temporada passada, o número de times que disputam o campeonato nesta temporada aumentou e a competição se tornou mais acirrada. Na primeira metade da temporada, experimentamos vários contratempos angustiantes... Mas na segunda metade da temporada, com certeza faremos o nosso melhor para o objetivo."
Devido à lesão da ajuda externa brasileira Minero e à alta probabilidade de reembolso na temporada, o Shenhua apresentou com urgência o internacional da Guiné Equatorial Azue da equipe portuguesa da Super Moreira na janela de verão. Asue, que acaba de concluir o exame físico e assinar um contrato, pode ter a chance de fazer sua estreia nesta batalha, mas se ele pode jogar ainda precisa ser avaliado no local. Slutsky disse: "Depois que eu me encontrar com ele no campo de treinamento, vou combinar sua situação. Para uma avaliação mais aprofundada."
Em termos de resultados, os amistosos não são contados. As duas equipes se enfrentaram 10 vezes nos últimos 5 anos. O Shanghai Shenhua tem a vantagem de 5 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. Entre eles, o Shanghai Shenhua conquistou três vitórias consecutivas nos últimos três confrontos.
Quanto aos soldados, o pivô Belic de Changchun Yatai sofreu uma fratura na fíbula. Há dúvidas se ele pode voltar nesta temporada. Para o Shanghai Shenhua, além da ausência de longa data de Minero com uma lesão muscular grave, o ala Xie Pengfei também não pôde jogar devido a uma contusão.