
Em 6 de julho, o amistoso de basquete feminino continuou, com a seleção chinesa de basquete feminino jogando contra a seleção australiana de basquete feminino em casa.
De acordo com relatos anteriores da mídia, a equipe chinesa de basquete feminino relatou a lista de 16 jogadores da Copa da Ásia de basquete feminino. O núcleo absoluto liderado por Zhang Ziyu e Han Xu, o atacante central da última sessão, Li Meng, estava ausente devido a lesões. Depois que Li Yueru concluiu a transferência, ele optou por ficar nos Estados Unidos e não participará da competição da Copa da Ásia.
A lista final de 12 jogadores provavelmente será totalmente confirmada após o amistoso na Austrália.
A lista anterior de 16 jogadores da equipe feminina de basquete chinesa é a seguinte:
Li Yuan, Wang Jiaqi, Wang Siyu, Yang Liwei, Wang Xinyu, Zhai Ruoyun, Yang Shuyu, Li Yifan, Jia Saiqi, Luo Xinyu, Zhang Ru, Pan Zhenqi, Chen Mingling, Huang Sijing, Han Xu, Zhang Ziyu.
A fase de contagem regressiva para o início da Copa da Ásia, exceto por algumas posições que exigem que os jovens venham ao topo, os jogadores selecionados no último ciclo olímpico ainda precisam desempenhar um papel importante.
Nos últimos quatro jogos de aquecimento, a equipe feminina de basquete chinesa completou duplas contra a Bósnia e Herzegovina e o Japão. O desempenho de Zhang Ziyu, Han Xu e Yang Shuyu atendeu às expectativas externas. Os veteranos liderados por Yang Liwei, Huang Sijing e Wang Siyu participaram da rotação e também mostraram um estado competitivo relativamente alto.
A seleção chinesa de basquete feminino enfrentou a Austrália nos últimos dois anos. O recorde é relativamente sombrio, especialmente no ciclo final de preparação para as Olimpíadas de Paris. A partida doméstica chegou a um ponto em que é difícil encontrar uma vitória. Junto com a seleção masculina chinesa de basquete, eles foram para a Austrália nos 4 jogos fora de casa. O basquete masculino e o basquete feminino terminaram com uma grande derrota.
Naquela época, pode haver muitos fatores, mas a equipe central é relativamente estável. Na verdade, a diferença entre a competição de basquete feminino não deveria ser tão grande. Agora, com a entrada de Zhang Ziyu, se a equipe feminina de basquete chinesa pode acabar com o constrangimento da sequência de derrotas é digno de atenção externa.
A Austrália participou da Copa Asiática de Basquete Feminino de 2025. Nenhum jogador da WNBA foi selecionado. A lista de 12 jogadores é a seguinte:
Zitina Okuso, Keira George, Chloe Bibby, Stephen Reid, Sara Blinchafs, Maddie Roach, Izebel Bolas, Miela Sova, Isabel Byrne, Alex Wilson, Alex Fowler, Courtney Woods.
O estilo de jogo da Austrália sempre foi baseado em confrontos de alta intensidade e rebotes competitivos. Exceto pelo fracasso dos jogadores da WNBA em retornar, eles basicamente representam a escalação mais forte da Austrália. A equipe técnica de basquete feminino da China optou por colocar a Austrália na final da Copa da Ásia. Aquecimento antes do jogo, talvez também espere voltar a um estado relativamente apertado no último minuto para enfrentar a Copa Asiática de Basquete Feminino em casa.
A Copa Asiática de Basquete Feminino de 2025 será realizada em Shenzhen de 13 a 20 de julho:
As 8 equipes são divididas em dois grupos, A e B.
Grupo A: Seleção Chinesa de Basquete Feminino e Nova Zelândia, Coreia do Sul, Indonésia
Grupo B: Japão, Austrália, Filipinas, Líbano.
As equipes de cada grupo competirão em um round robin. Após a fase de grupos, as duas melhores equipes de cada grupo avançam para a fase de mata-mata, com a final sendo disputada no dia 20 de julho.
De acordo com o cronograma, a seleção chinesa de basquete feminino enfrentará seu primeiro adversário, a Indonésia, no dia 13 de julho. Posteriormente, ele jogou contra a Coreia do Sul e a Nova Zelândia.
Na última Copa Asiática de Basquete Feminino, a seleção chinesa de basquete feminino derrotou a seleção japonesa por 73:71 na final para ganhar o campeonato.